-
Arquitetos: Jonathan Lake Architects
- Área: 250 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Robert Frith
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma resposta altamente trabalhada a pedido do cliente para uma casa que respeita a força e a delicadeza do existente. É um trabalho de humildade, que se baseia no material e na riqueza dos detalhes do patrimônio existente.
A casa existente está no centro de um bloco rodeada por um belo jardim bem. A transição para o jardim foi considerado um espaço importante do encontro inicial com a casa. O jardim também protege a casa visualmente, permitindo que ela seja revelada somente para os convidados.
Formalmente, a casa é composta de duas partes. A primeira é uma extensão para o telhado da casa existente. Isso foi importante para continuar a escala do edifício existente. Ela também criou a oportunidade de apresentar uma nova interpretação da paleta de materiais de pisos de madeira, paredes de alvenaria e janelas de madeira rústica. A segunda é uma inserção de uma caixa de aço e madeira, que é aberto em uma extremidade e possui pequenas aberturas nas laterais, cuidadosamente cortadas. As aberturas são janelas emolduradas em aço, com uma profundidade exagerada para coincidir com a espessura das paredes revestidas de madeira. As armações de aço profundas articulam o jogo de luz e sombra na casa, bem como capturam imagens da paisagem nas reflexões dentro do vidro. O posicionamento destas aberturas conectam o interior com o exterior e com a paisagem.
Internamente, um núcleo de concreto central cria o centro organizacional e conceitual do projeto. Isso é enfatizado pelo peso extra e a presença do concreto. Dentro do núcleo está a cozinha, o coração da casa. Localizado em torno do núcleo estão os espaços comuns, as salas de jantar, de estar e de trabalho. O núcleo incentiva o movimento e a exploração, ao mesmo tempo, o enquadramento ou a criação de novos encontros com a paisagem e o jardim. Construída ao longo de três níveis, cada espaço tem uma ligação única e diferente com a parte externa.
O deck situa-se fora da sala de jantar entre a nova construção e um grande eucalipto. Momentos para uso casual foram concebidos dentro da casa, na forma de um banco de concreto que se transforma em estantes para a sala de estar e percurso para o deck externo, que são também altos para servir como lugares para sentar-se no jardim.
O jardim da parte de trás da casa é definido por paredes de alvenaria áspera e blocos de calcário aleatoriamente posicionados. Estes foram considerados parte da forma espacial do jardim e do projeto. Novos muros de pedra e canteiros proporcionam um acabamento geométrico para o jardim, criando um espaço contemplativo para sentar e refletir sobre a casa em sua configuração.